QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM RESPONSÁVEL TÉCNICO?

Fonte referencia: forumdaconstrução.com.br (adaptado)

 

É comum pensar que a função do arquiteto e do engenheiro resume-se apenas à questão estética ou estrutural. Pois bem. Estes profissionais são os grandes idealizadores e também facilitadores para que as coisas fluam melhor desde as primeiras ideias, passando pelo planejamento e pela execução, até a conclusão da obra.

Planejamento é condição básica para uma construção ter o menor custo e ser útil aos seus futuros ocupantes. Como todo planejamento de obra começa pelo projeto arquitetônico, é fácil entender a importância de ter um arquiteto auxiliando desde os primeiros momentos quando se pensa em construir ou reformar.

No caso de uma obra não possuir um profissional responsável pelo projeto e execução, que tanto pode ser um engenheiro Civil como um arquiteto, todas as sanções penais recairão sobre os proprietários. Este poderá, inclusive, responder criminalmente pelo exercício ilegal da profissão, apesar de muitas pessoas pensarem que o responsável por estas situações, no final das contas, será o pedreiro ou o empreiteiro.

Além da atividade projetual, entre as funções dos profissionais também estão à execução da obra, onde acompanham todos os detalhes para que tudo que foi projetado seja executado fielmente; coordena projetos complementares com paisagismo, Luminotécnica, hidráulica, etc. Além de tudo isso, o profissional viabiliza a ora, pois ele tem habilitação técnica para fazer a documentação e projeto para aprovação nos órgãos competentes. Em última análise seria, no mínimo, uma grande imprudência e irresponsabilidade confiar o investimento de um razoável capital, na elaboração de um projeto e na execução da obra, as pessoas sem experiência, qualificação e responsabilidade legal. Os benefícios de uma obra bem planejada compensam o pagamento feito a um profissional habilitado.

Menu